Resenhas

 

A Violência Silenciosa do Incesto

A vergonha, o silêncio, a solidão, o horror de não saber como atuar, as marcas infames para sempre na sua vida - eis uma pálida idéia do que seja esse livro. Em várias páginas, a "linguagem emparedada": os desenhos das crianças violentadas sobre seu corpo, o corpo do monstro, sua visão do terror da ameaça, um Grand-Guignol psicológico. Pela primeira vez, a denúncia está formalizada. E a esperança de dias melhores na "REVIRANÇA": Clínica Psicanalítica da Violência. Um livro da maior dignidade sobre a maior indignidade do homem e da mulher. 2º lugar na categoria Educação, Psicologia e Psicanálise do Prêmio Jabuti 2005.

 

 

Escola Sustentável, A - 2ª edição

A publicação, em 2ª edição, funciona como guia para educadores interessados em levar as discussões sobre o desenvolvimento sustentável para dentro das salas de aula. Com conteúdo amplo, exercícios e atividades a autora mescla a sabedoria das culturas tradicionais e indígenas às tecnologias e informações da ciência moderna. Lucia procura despertar o interesse do aluno para a observação e a compreensão da natureza a sua volta. Busca levar os estudantes a repensar e reavaliar seu papel como agente no processo de preservação do meio ambiente. Lucia é graduada em pedagogia e morou em vários países. No Brasil desde 1997, foi co-fundadora do Ecocentro IPEC, onde vive e coordena o programa Ecoversidade, que capacita líderes para a vida sustentável.

 

 

Espelho Infiel

O jornalismo e os jornalistas portadores do vírus do racismo e os que se julgam imunes a ele: eis o princípio criativo e estimulante que gerou os ensaios, artigos e notícias desse livro. Não é só a visão do “jornalismo branco”, mas aquele de todos os matizes – e a necessidade de mostrar ao jornalista seu desvio, aos jornais e revistas seus vieses – e esperar, lutando, por uma imprensa, um dia, isenta.

 

 

Saúde,Nutrição e Cultura no Xingu

Elaborado por professores indígenas, com assessoria da equipe do Instituto Socioambiental (ISA), o livro procura contribuir para o trabalho de educação para a saúde, visando a valorização dos alimentos tradicionais, a melhoria da nutrição, a maior consciência na escolha dos produtos para uma dieta balanceada e a prevenção da desnutrição.

 

 

Pela Lente do Amor

O "Projeto Lua Nova" é uma ONG que busca salvar mães e filhos em risco social. Carlo Signorini coordenou a produção desse livro que traz fotos de crianças e mães e vários desenhos infantis. O texto final, contundente e doloroso é um estudo e análise de caso - a vida de Marina, seu mergulho nas drogas e sua luta para renascer. Um livro emocionante.

 

 

Jovens lideranças comunitárias

O Curso de Capacitação em Direitos Humanos para Jovens Lideranças Comunitárias, que deu origem a esta publicação, nasceu de um sonho da eterna ativista Margarida Genevois, uma das mentoras da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos.

 

 

Aprendendo Português nas escolas do Xingu

Essas lições de português integram um projeto mais amplo de trabalho pela manutenção de cultura dos índios e garantia de sua identidade.

 

 

Kootira Ya Me’Ne Buehina

Essa é a capa do livro, escrita na língua dos wanano, tribo que vive perto do Rio Negro. É a primeira cartilha escolar ESCRITA INTEIRAMENTE NA LÍNGUA WANANO. Não há tradução para o português, pois será usada para alfabetizar as criancinhas wanano. O livro surpreende nossa vaidade centralizante, com textos longe da nossa língua - e perto do coração indígena.

 

 

Em questão 2 – Políticas e práticas de leitura no Brasil

A Ação Educativa é uma organização não governamental, com a missão de contribuir para a constituição e a efetivação dos direitos educativos e da juventude, tendo em vista a promoção da justiça social, da democracia participativa e do desenvolvimento sustentável no Brasil. Para realizar essa missão, a Ação Educativa combina diferentes estratégias: ação local e experimentação pedagógica; formação e capacitação de jovens, educadores e outros agentes sociais; articulação e participação em redes e fóruns nos âmbitos local e nacional; promoção de campanhas de sensibilização e mobilização; pesquisa de difusão de informações e conhecimentos; promoção de debates e intercâmbios, produção de materiais educativos; assessoria a orgãos públicos; diálogo e pressão junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

 

 

Gogó de Emas

Lançado para servir a alunos e professores, este livro propõe-se a dar voz a quem precisa e publicação a quem não encontra acolhida. Muito bem ilustrado (como convém a quem vai ensinar ou aprender) ele conta as vidas das muitas mulheres que fizeram a história de Alagoas. Linguagem fácil e envolvente.

 

 

O Caminho das Matriarcas

Este livro é, ao mesmo tempo uma importante contribuição para a história do negro no Maranhão e para a religião afro-brasileira. As quatro matriarcas biografadas: mãe Andressa, mãe Amélia, mãe Dudu e Dona Lúcia pertencem aos dois cultos mais antigos do Maranhão, o Jeje e o Nagô. As análise e descrições são um ponto de partida para estudos históricos de outras matriarcas de outros cultos espalhados pelos quatro cantos do país.

 

 

Alianças e Parcerias

Este livro apresenta um mapeamento das publicações brasileiras sobre alianças e parcerias entre organizações da sociedade civil e empresas nos últimos dez anos. Esta publicação pretende facilitar o acesso ao assunto e, com isso, valorizar e estimular a reflexão brasileira sobre alianças e parcerias.

 

 

Educação inclusiva: o que o professor tem a ver com isso?

A inclusão veio para ficar - e para contribuir com a qualidade de vida de todos, tenham ou não uma deficiência. Inclusão significa celebração da diversidade e respeito ao Outro. É um processo, construído gradualmente, por professores, alunos, comunidade escolar, familiares, autoridades da área educacional, estudiosos. Inclusão acontece em qualquer lugar. Porém, há um local especial para ela acontecer: escola. E quanto mais cedo, melhor. Crianças que convivem com outras, com deficiência ou alguma outra diferença, desde cedo, tendem a não ter atitudes de preconceito ou discriminação. Foi assim que este livro nasceu, unindo experiências, conhecimentos e informações, na esperança de oferecer sugestões e idéias, expandir horizontes e possibilidades.

 

 

Brincar para todos

"É fundamental a interação e participação da criança com deficiência visual na vida familiar, na escola e na comunidade e isto é facilitado pelas brincadeiras e brinquedos. Os brinquedos servem para todas as crianças, facilitando a inclusão em casa, na escola e na comunidade. Eles podem ser percebidos pelos outros sentidos que não o visual e ajudam no conhecimento do próprio corpo e dos objetos do ambiente. Com eles a criança pode explorar as diversas formas, grandezas e texturas", afirma a autora. Além de incentivar a inclusão das crianças com deficiência visual, a autora mostra na prática que é possível diminuir os custos dos brinquedos utilizando objetos que as pessoas têm em casa, como meias, lãs, potes de plástico, gelatina, biscoito recheado e balas.

 

Álbum de Histórias

A publicação é um relato de uma experiência educacional pioneira e de sucesso nos grotões do Brasil, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, com o envolvimento de toda comunidade e prefeitura local.

 

 

Orientação para Educação Ambiental

Um livro que procura inspirar e orientar gestores ambientais e cidadãos no cuidado com os recursos hídricos nacionais.

 

 

Vivências Caipiras

Este trabalho é fruto de uma reflexão pessoal acerca do modo de vida do homem do interior, seus valores e costumes. No entanto, ele só foi possível porque teve como subsídios os documentários, os textos escritos pela equipe do projeto Terra Paulista, assim como as discussões realizadas durante a elaboração de seus principais fundamentos. Enfim, Vivências Caipiras: pluralidade cultural e diferentes temporalidades na Terra Paulsita conta e analisa fragmentos da vida do interior, permeada por uma cultura caipira. É uma interpretação, entre muitas outras possíveis, norteada pela busca de raízes e identificação de uma terra paulista com cheiro de mato e poeira.

 

 

Vozes da Democracia

Com o apoio da ong Intervozes, a Imprensa Oficial agora publica, sob o sugestivo título de Vozes da Democracia, um inédito passo no sentido do registro da história das experiências práticas e das propostas da sociedade civil para a democratização da comunicação do Brasil. São 28 textos, pesquisados e escritos por 32 repórteres, que contemplam uma impressionante diversidade, incluído depoimentos, entrevistas e relatos de ações de resistência coletados em todas as regiões do País e - mais importante - a grande maioria deles desconhecidos até hoje porque estavam restritos ao espaço local de sua incidência histórica.

 

 

Essa turma ninguém passa pra trás

O projeto original do Idec de levar às crianças conceitos sobre seus direitos como consumidores e lições de educação para o consumo sustentável e responsável ganhou o apoio de mais duas organizações, Fundação Abrinq e Criança Segura, para se transformar na mais original e apropriada publicação sobre o tema dirigida ao público infanto-juvenil de 11 a 14 anos. Entre dos direitos das crianças e dos adolescentes, cidadãos que também são consumidores, destacamos em especial a segurança no consumo de bens e serviços e também em suas atividades de lazer. Conceitos aparentemente complexos puderam ser editados em linguagem acessível ao público infanto-juvenil a que se destina esta publicação, graças à experiência da Fundação Abrinq e da Criança Segura em lidar com temas para esse público e da longa experiência do Idec em educação para o consumo. Essa Turma Ninguém Passa Para Trás é o resultado de um cuidadoso levantamento feito junto a um grupo de crianças e adolescentes da mesma faixa de idade a que se destina a publicação. Eles se dispuseram a participar de um trabalho conduzido pelas três organizações com o fim de conhecer os problemas reais que tiveram como consumidores de bens e serviços e de como eles foram ou não resolvidos. A partir das histórias que contaram, pudemos elaborar os diálogos que precedem as informações e orientações relacionadas a cada caso. Inteiramente ilustrado por outro especialista em comunicar-se com crianças e adolescentes, o ilustrador e escritor Michele Iacocca, este manual certamente será bem recebido por educadores e pais.

 

 

História Falada

Este livro pretende discutir a relação e, sobretudo, a integração entre a história e o uso de novas tecnologias, em especial a internet. Não se trata de desprezar as fontes e registros tradicionais, como livros e documentos, mas de valorizar a história viva contada por pessoas comuns, muitas vezez neglicenciada, esquecida ou ainda interpretada segundo interesses alheios. O registro de história de vida é rico porque nos permite descobrir particularidades que, às vezes, os grandes painéis omitem. Vida social, relações afetivas, trabalho, formas de organização e de sociabilidade, crenças, religiões, festas, transformações urbanas, valores, tudo é relatado por um sujeito que, ou viveu diretamente, ou sofreu a influência das transformações impostas pelo tempo.

 

 

Violência na Escola

Este livro é resultado de pesquisas realizadas pelo Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo(NEV/USP) sobre as diferentes formas que a violência pode assumir no cotidiano da escola, indo da não resolução de pequenos conflitos que fazem parte das dinâmicas de relações interpessoais presentes no ambiente até os casos extremos de violência que interferem na rotina e no aprendizado escolar. Nesse sentido, são abordados temas como violência institucional, assédio moral(bullying) e alguns aspectos entre violência e as condições sociais e infra-estruturais tanto da escola como de seu entorno. Por fim, são apresentadas e discutidas algumas experiências que podem servir como alternativas para redução dessa violência.

 

 

Influir em políticas públicas

O tema da influência em políticas públicas situa-se entre as preocupações de pessoas tanto na posição de governantes, quanto daquelas na condição de governados. Para os governantes, trata-se de adequar seus propósitos às necessidades das populações e conferir legitimidade aos programas implementados. No Brasil a influência em políticas tornou-se meta de numerosas organizações da sociedade civil, vindo a ser o tema principal das áreas de atuação das organizações Ashoka e Avina. Há 25 anos não se ouvia falar em empreendedores sociais e não era possível imaginar que se poderia mudar a realidade ou economia de uma cidade ou mesmo de um país. A Ashoka, uma associação global de empreendedores sociais, fundada em 1980, na Índia, é uma organização sem fins lucrativos que acredita ser possível criar um setor social global cuja ação dos empreendedores seja eficaz e que cada integrante da sociedade possa promover mudanças e contribuir para a melhoria das necessidades sociais. Já a Fundação Avina resultou da visão de transformação social do empresário suíço Stephen Schmidheiny que desde 1994 destina parte de seu tempo e patrimônio para apoiar o trabalho de líderes da sociedade civil e do empresariado em favor do desenvolvimento sustentável da América Latina. Estratégias utilizadas por empreendedores e líderes sociais para influenciar políticas públicas ou contribuir para a construção, implementação e fiscalização das políticas públicas, gerando mudanças nos modelos de desenvolvimento sustentável é o tema da coletânea de depoimentos pessoais e relatos analíticos organizado pelo professor Ghanem. Em “Influir em Políticas Públicas e Provocar Mudanças Sociais” ele descreve algumas dessas práticas desenvolvidas por integrantes das organizações Ashoka e Avina. Esta coletânea de depoimentos experiências pessoais e relatos analíticos foram conduzidos de acordo com três fatores indissociáveis: liberdade, igualdade e solidariedade.

 

 

Uma história e suas histórias

A publicação reúne as experiências de educação vividas pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) ao longo dos últimos 20 anos. O livro narra à história do Centro, seus projetos, programas e estudos desenvolvidos em âmbito local e nacional. Sua filosofia, de valorizar e fortalecer o ensino público de qualidade, a educação integral e os educadores que atuam tanto na escola quanto fora dela, norteiam os trabalhos. Temas como a democratização da educação e defesa do ensino público gratuito: inovação pedagógica e função social da escola; protagonismo das ONGs, das comunidades e das políticas públicas de cultura, assistência e esporte: são abordados na edição. O título vai integrar a Coleção Imprensa Oficial - selo que tem como propósito divulgar e valorizar trabalhos desenvolvidos por organizações não governamentais a fim de possibilitar o acesso à informação de interesse público das atividades realizadas pelas ONGs.

 

 

Eu sou atlântica

Este livro sobre a ativista e intelectual Beatriz Nascimento traz à superfície aquilo que estava soterrado sob camadas de uma história que aceita/recusa as narrativas que lhe convém. O professor e militante do movimento negro, Alex Ratts, num trabalho primoroso de pesquisa, desobstrui o passado e oferece ao(à) leitor(a) um material valioso para compreender o presente e projetar o futuro em um país profundamente marcado por assimetrias raciais e de gênero. Eu sou Atlântica reveste-se, assim, de um duplo papel. Um é simbólico, porque evoca o reconhecimento, propõe-se a colocar nos autos, como dizem os juristas, a trajetória de uma mulher negra que contribuiu significativamente para a luta anti-racista no Brasil. O outro é prático, posto que oferece um conjunto de textos sobre racismo, sexismo, quilombos, dominação e identidade, que serve de orientação teórico-prática e metodológica para organizações sociais envolvidas com relações raciais e de gênero no Brasil. Nesta publicação, uma pareceria entre o Instituto Kuanza e a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, a história se refaz e nos permite renovar a nossa ação política.

 

 

Psique & negritude: os efeitos psicossociais do racismo

Como lidar com as marcas do preconceito racial? Como cuidar da saúde psíquica nesse contexto? Essas e outras são as perguntas respondidas por esse livro, que traz ao público experiências compartilhadas num conjunto de oficinas sobre as marcas deixadas pela discriminação e o preconceito raciais na população negra. Com linguagem acessível, o livro traz, ainda, entrevistas com profissionais e pesquisadores sensíveis à temática étnico-racial.

 

 

Coleção Consumo Sustentável e Ação

A Coleção Consumo Sustentável e Ação é uma ferramenta pedagógica para a inclusão da educação para a sustentabilidade na rotina escolar, espaços educativos e comunidades. Está dividida em seis volumes: Consumo Sustentável + Manual das Atividades, destinada ao educador; e Orgânico, Metal, Vidro, Papel e Plástico, destinados aos alunos.

 

 

Conflitos na Escola

Este livro convida os educadores a rever ideias sobre conflitos - e como gerenciá-los - identificando situações do cotidiano escolar em que estes conflitos podem gerar interessantes aprendizagens. Desafia-os a criarem suas próprias respostas para as questões que têm de enfrentar, experimentando novos modos de pensar e de fazer, reinventando projetos que já existem, para integrá-los à proposta pedagógica da escola. Finalmente, sugere construir parcerias e alianças para tirar a escola do isolamento. Conflitos são partes da vida - simples ou graves, eles nos obrigam a rever ou reafirmar valores e posições. Sem eles, não haverá mudanças, nem aprendizagem. Por isso é tão importante compreender sua origem e natureza e saber lidar com eles. Manifestações de violência são outra coisa: não podem ser toleradas e devem ser interrompidas. Compreendendo e lidando com os conflitos, a cultura da escola irá gradualmente se transformando em uma cultura de diálogo, que é a base das verdadeira mudanças.eção Consumo Sustentável e Ação é uma ferramenta pedagógica para a inclusão da educação para a sustentabilidade na rotina escolar, espaços educativos e comunidades. Está dividida em seis volumes: Consumo Sustentável + Manual das Atividades, destinada ao educador; e Orgânico, Metal, Vidro, Papel e Plástico, destinados aos alunos.

 

 

CCCria

O CCCria ergue-se logo na entrada do Morro dos Macacos no Rio de Janeiro, como um marco simbólico da cidadania e do futuro de suas crianças. Trata-se de um espaço onde as crianças têm livre acesso a um fascinante mundo de arte e cultura com o apoio de educadores culturais. Esta publicação é um primeiro relato desse projeto de pedagogia social. Apresenta-se aqui o seu processo de desenvolvimento, seus princípios sustentadores, concepções, metodologia e práticas.

 

 

Criando Habitats na Escola Sustentável

“Criando habitats na escola sustentável”, editado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, por meio de seu selo Imprensa Social, em parceria com o Ecocentro IPEC (Instituto de permacultura e Ecovilas do Cerrado), sugere a utilização da metodologia para a educação em sustentabilidade baseada na permacultura, método para alcançar a cultura sustentável e um sistema de planejamento para a criação de ambientes produtivos, sustentáveis e ecológicos.

A obra, composta de um livro do educador e outro livro de atividades para os alunos, apresenta cinco projetos de habitats que podem ser criados: alimentação, silvestre, água, energia & tecnologia e cultura & economia verde. As atividades propostas no livro do educador são descritas no caderno de atividades.

 

Nascentes do Brasil

“O livro surge como parte do programa “Adote uma Nascente”, iniciado há uma década pela então Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Híricos do Distrito Federal (Semarh-DF), hoje Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos Brasília Ambiental (Ibram), e que tem o objetivo de estimular indivíduos e grupos a tomarem para si o cuidado com uma nascente.

Os organizadores pretendiam, inicialmente, reunir no livro os resultados do programa. Decidiram, no entanto, ampliar o foco e transformar a publicação em um subsidio para o Movimento Nascentes do Brasil, a ser conduzido durante os próximos anos, com o objetivo de mobilizar e engajar a sociedade civil, governos e iniciativa privada para a recuperação e a conservação desses ambientes.


 

Afetosecretos

“O Estatuto da Criança e do Adolescente diz, no seu artigo 18: É dever de todos zelar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, aterrorizante, violento ou constrangedor. A realidade, porém, está bem longe desse ideal, especialmente quando entra em cena a violência sexual contra crianças. E na maioria das vezes, um pesado manto de silêncio abafa qualquer pedido de socorro quando o abuso envolve a relação incestuosa entre pais e filhos. Ultimamente, um número crescente de vozes se levanta contra o sistema familiar que permite e acoberta tão perversa situação. Uma delas é a da psicanalista Graça Pizá, diretora da Clínica Psicanalítica da Violência/Revirança, do Rio de Janeiro. Agora, o grito de alerta é feito por meio de afetosecretos o vocabulário, novo lançamento da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, pelo selo Imprensa Social, em coedição com a Clínica Psicanalítica da Violência e apoio da Childhood Brasil entidade que atua com foco na proteção da infância contra o abuso e a exploração sexuais. O livro vem acompanhado de um DVD, trazendo afetosecretos o filme. São duas linguagens diferentes que permitem revelar a tragédia vivida por crianças, vítimas do ato violento e criminoso do incesto.”


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